O Questões Grátis disponibiliza mais de 600 MIL questões, de forma GRATUITA e SEM LIMITAÇÕES.

Instale o App Questões Grátis e estude melhor! No App você pode salvar os filtros, gerar estatísticas, e muito mais. Os botões para baixar o App se encontram no topo do site.

Logo abaixo você encontra milhares de questões. Para refinar sua busca, aplique os filtros desejados (buscar por disciplina, banca, cargo, ano...). Caso deseje excluir os filtros, clique em “Limpar Filtro”.

Para estudar, aplique os FILTROS abaixo:

De acordo com o Protocolo de Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos (2013), deve-se priorizar a adoção de medidas para prevenção de erros de medicação envolvendo Medicamentos Potencialmente Perigosos (MPP).

Com relação a este grupo de medicamentos, é INCORRETO afirmar que:

A associação de dois ou mais fármacos em uma única apresentação é considerada irracional ou perigosa em grande parte dos casos.

São exemplos desse tipo de associação citados na obra de Korolkovas (2014/2015), EXCETO:

O medicamento Clonazepan 25%, de acordo com a Portaria 344/98, deve ser prescrito em:

Date: 03/06/2018
Estão entre as substâncias da lista B1 algumas substâncias como: alprazolam, diazepam, fenobarbital, lorazepam, tiopental dentre outras.

Medicamentos ou drogas são substâncias utilizadas com o objetivo de exercer um efeito terapêutico. A esse respeito, assinale a correta: I- Os medicamentos podem auxiliar, melhorar ou inibir alguma função orgânica. II- O estudo das ações das drogas sobre os organismos vivos é conhecida como farmacologia. III- Os medicamentos são usados para inibir ou estimular uma função do órgão. IV- São drogas que atuam no sistema circulatório: cardiotônicos, antiarrítmicos, anticoagulantes, antifungicidas e antimicóticos. V- A dose de medicação para os lactentes e para as crianças são prescritas de acordo com o seu peso apenas.

A cloriquina e primaquina são drogas preconizadas pelo Ministério da Saúde para o tratamento da:

Assinale a alternativa correta. O vegetal Catharanthu roseus L é conhecido popularmente como:

Marque a alternativa que não condiz com características referentes a anfotericina B:

Mecanismo de ação dos benzodiazepínicos:

Podemos falar sobre as propriedades físico-químicas e ação dos fármacos:

I- As propriedades físico-químicas dos fármacos influem diretamente na ação biológica dos fármacos, sendo apropriado se referir a elas como propriedades biofarmacêuticas. Exemplos de tais propriedades incluem solubilidade, coeficientes de partição óleo/água, difusividade, grau de ionização, polimorfismo, que, em suma, são determinadas pela estrutura química das substâncias.

II- As propriedades físico-químicas dos fármacos estão intimamente relacionadas com as fases farmacêutica (absorção) e farmacocinética, repercutindo diretamente na sua biodisponibilidade e no tempo de meia vida do fármaco. A estrutura química (incluindo a estereoquímica) é essencial para a ação do fármaco em um receptor específico (fase farmacodinâmica).

Assinale a alternativa correta com base nas afirmativas.

I- Etnofarmacologia é a ciência que estuda o conhecimento popular sobre fármacos, de determinado grupo étnico ou social, relacionado a sistemas tradicionais de medicina.

II- Etnobotânica é a ciência, que estuda simultaneamente as contribuições da botânica e da etnologia, evidenciando as interações entre as sociedades humanas e plantas como sistemas dinâmicos. Também consiste no estudo das aplicações e dos usos tradicionais dos vegetais pelo homem.

III- Fitocomplexo: conjunto de todas as substâncias, originadas do metabolismo secundário, responsáveis, em conjunto, pelos efeitos biológicos de uma planta medicinal ou de seus derivados

Date: 03/09/2019

D e E estão com resposta idênticas