O Questões Grátis disponibiliza mais de 600 MIL questões, de forma GRATUITA e SEM LIMITAÇÕES.

Instale o App Questões Grátis e estude melhor! No App você pode salvar os filtros, gerar estatísticas, e muito mais. Os botões para baixar o App se encontram no topo do site.

Logo abaixo você encontra milhares de questões. Para refinar sua busca, aplique os filtros desejados (buscar por disciplina, banca, cargo, ano...). Caso deseje excluir os filtros, clique em “Limpar Filtro”.

Para estudar, aplique os FILTROS abaixo:

A formação de Blocos econômicos tende a ampliar as trocas comerciais entre os países-membros, como por exemplo o MERCOSUL, e, ao mesmo tempo, tende a uma política de proteção de mercado para os membros participantes do bloco, de modo que torna difícil as relações comerciais com os membros fora do bloco.

Com relação ao Mercosul, sua evolução e seu grau de integração, julgue como Verdadeiro e Falso as afirmações.

( ) O Mercosul foi criado após a assinatura do Tratado de Assunção, com os quatro países signatários-plenos: Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai em 1991

( ) Por meio do Protocolo de Ouro Preto, em 1994, o bloco chega à fase de União Aduaneira, na qual foi adotada a Tarifa Externa comum que deve ser adotada por todos os membros plenos

( ) O Objetivo do bloco do Mercosul – Mercado Comum do Sul – é atingir o grau de intergração de Mercado Comum. Processo esse que antecede a fase de integração União Monetária.

( ) Entre os membros plenos do Mercosul podemos afirmar que dois países já foram afastados: O Paraguai em 2012, voltando em 2013 e a Venezuela, está afastada desde 2016 e ambos processos de afastamento de teve como causa as infrações ao protocolo de Ushuaia.

( ) A presidência pro-tempore do mercosul tem como critério para ocupação do cargo a ordem alfabética e, neste primeiro semestre de 2018 na presidência do Mercosul, está a Argentina.

―Pacificada após anos de bombardeio na guerra civil, cidade histórica e polo industrial tenta recuperar seu patrimônio e sua rotina, em meio a imóveis - e vidas - destroçados. Ninguém, nem mesmo o governo, dispõe de recursos financeiros necessários para recuperar o patrimônio histórico de Aleppo perdido na guerra civil - ou pelo menos restaurar a oferta de serviços básicos. Estima-se que isso custaria dezenas de bilhões de dólares.

Cabe então aos moradores recuperar, pouco a pouco, pequenas preciosidades em meio aos destroços da cidade histórica. Assim como outras entradas históricas que levam às vielas do bairro antigo de Aleppo, parte do arco de rochas do Bab al-Nasr colapsou durante a guerra civil‖. A cidade de Aleppo pertence a qual país do Oriente Médio. Assinale a alternativa correta.

Esse país enfrenta problemas de seca há milhares de anos. A quantidade de água disponível não é o suficiente para uma demanda de consumo. Desta forma, este país desenvolveu sistemas para reciclagem, reuso, purificação, dessalinização, armazenamento e transporte de águas residuais tratadas, juntamente com inovações de irrigação por gotejamento de renome mundial para maior eficiência. A idéia revolucionária de utilizar água de reuso para a agricultura foi pioneira na década de 1980, quando os recursos naturais não poderiam suportar sua agricultura florescente. O texto refere-se a qual país do Oriente Médio. Assinale a alternativa correta.

Os fusos horários são uma convenção internacional que possibilita às pessoas de todos os países adotarem um padrão de horário, utilizando-o como referência. Sendo 13h a 120° de longitude E, que horas serão a 165° de longitude E? Assinale a alternativa correta.

Date: 03/06/2018

a longitude vai de 0 a 180 graus , a cada 15 graus para leste (E) soma-se 1 hora " se fosse para oeste (w) diminuiria 1 hora a cada 15 graus

Leia o fragmento.

"Mas o mundo não caminha a esmo, ao simples acaso das suas forças e contradições. As mesmas condições que geram as contradições também geram as acomodações, alianças, cumplicidades. Ao mesmo tempo que algumas forças sociais divergem e tencionam-se, outras convergem e aliam-se. Em escala internacional, ou mais propriamente global, ocorrem acomodações que articulam interesses e ideais de grupos , classes sociais e outras coletividades. Desterritorializam-se os interesses e as ide ias de grupos e classes, quando se lançam em escala global."

(IANNI Octavio. A Sociedade Global. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997, pp 127-128).

A globalização é um fenômeno que atinge diferentes escalas e gera uma série de consequências. Entre as alternativas a seguir, assinale a que melhor apresenta uma consequência da globalização.

Date: 20/05/2020

Qual é aresposta

Date: 20/05/2020

Qual é a resposta

Date: 20/04/2021

É a letra B)

Com base no gráfico sobre a evolução do crescimento natural da população brasileira, assinale a alternativa correta.

2018_03_19_5aafb5732d56f.PNG

A hierarquia das cidades é alvo de inúmeros estudos no mundo, baseados no poder de atração de cada cidade, devido, principalmente, à oferta de serviços ofertados. A instituição britânica GaWC (Giobalization and World Cities), criado no departamento de geografia da Universidade de Loughborough, elabora periodicamente, entre outros estudos, uma listagem com a hierarquia das principais cidades globais pelo mundo. A cidade brasileira que possui hierarquia mais elevada é São Paulo. Assinale a alternativa que indica a dupla de cidades que possuem o mesmo nível hierárquico que São Paulo, segundo o último ranking divulgado.

É bastante comum analisar a região do Oriente Médio como uma área homogênea em diferentes aspectos. Todavia, as diferenças internas são tão significativas que podem gerar tensões geopolíticas que extrapolam a economia regional. Entre as divergências indicadas a seguir, assinale a principal, na atualidade, que ocorre entre países do Oriente Médio.

Entre os tipos de relevos a seguir, assinale o que ocupa a maior parte do território do estado do Amazonas.

Em 1992, foi assinado o Tratado de Maastricht, mudando o nome da Comunidade Econômica Europeia (CEE) para União Europeia (UE). Estabeleceu também a adoção de uma moeda única, o Euro, que substituiu a maioria das moedas nacionais. Entre os países a seguir, assinale o que não aderiu ao Euro como moeda.