O Questões Grátis disponibiliza mais de 600 MIL questões, de forma GRATUITA e SEM LIMITAÇÕES.

Instale o App Questões Grátis e estude melhor! No App você pode salvar os filtros, gerar estatísticas, e muito mais. Os botões para baixar o App se encontram no topo do site.

Logo abaixo você encontra milhares de questões. Para refinar sua busca, aplique os filtros desejados (buscar por disciplina, banca, cargo, ano...). Caso deseje excluir os filtros, clique em “Limpar Filtro”.

Para estudar, aplique os FILTROS abaixo:

2018_03_14_5aa912bb06ce5.png

Sobre a Crise de 1929 podemos afirmar:

Date: 27/05/2020

Gostei

Leia o texto a seguir.

2018_03_16_5aabaf1eb3648.PNG

A passagem aos Estados Absolutistas Europeu na modernidade se caracteriza pela formação imagética positiva da figura do governante.

De acordo com o texto, é correto afirmar que:

Date: 03/06/2018

Caso você bote em prática os 3 erros da interpretação, acertará facilmente essa questão

"No Exército de Novo Tipo, os oficiais eram voluntários e deviam suas promoções ao valor pessoal. Até mesmo partidários do Parlamento se escandalizaram com a promoção de "plebeus" aos cargos de oficiais. Mas os construtores da organização sabiam que, com aqueles homens humildes, unidos pela religião, submetidos a uma rígida disciplina e forjados em combate, derrotariam os "cavaleiros" - o termo com que eram desdenhosamente designadas as tropas reais. Como observou Oliver Cromwell, organizador e líder do Exército de Novo Tipo: 'Prefiro um capitão trajado de panos grosseiros, mas que sabe pelo que está lutando, àqueles a quem chamais de gentis-homens e que disso não passam. Honro um cavaleiro que se comporta como tal. [...] Se escol herdes homens honestos e de bem para capitães de cavalaria, os homens honestos os seguirão"'. (HILL, Christopher. O eleito de Deus: Oliver Cromwell e a Revolução Inglesa).

Com relação ao contexto histórico descrito no texto apresentado pode-se afirmar corretamente que:

" A atuação das elites brasileiras na Independência e na definição do perfil político nacional partiu de uma estrutura escravista oposta a uma meta de ampliação dos direitos populares e mesmo contra o envolvimento participativo do conjunto da população brasileira. Até porque, por suas raízes, predominavam entre nossas elites as posições ideológicas de padrão bastante autoritário e conservador, mesmo quando se aproximavam das tendências liberais europeias do período".
(TRINDADE, Hélgio. Construção da cidadania e representação política: lógica liberal e práxis autoritária).

Como "tendências liberais europeias" no período elencado no texto pode-se identificar corretamente o:

A produção da borracha no Brasil também gerou um atrito internacional, pois a expansão do território explorado por brasileiros se estendeu até a região do Acre, pertencente à Bolívia, que ficou insatisfeita com essa exploração. Essa questão internacional foi solucionada com o(a):

"0 preparo e armazenamento de cereais pode ter aumentado o valor de recipientes que suportassem o calor e pudessem encerrar líquidos.( ... ]."
(CHILDE, Gordon. A Evolução Cultural do Homem).

O texto se refere ao artesanato cerâmico do Egito em seus primórdios. De acordo com o texto e seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que:

I. A manufatura de potes de cerâmica teve grande significação para o pensamento humano e para o início da ciência.

II. Para o homem primitivo a transubstanciação do barro foi um impeditivo para a evolução do artesanato.

III. Não existia no Egito conhecimento técnico para o desenvolvimento de um artesanato que atendesse à necessidade de armazenamento de cereais.

Está correto apenas o que se afirma em:

Ao se analisar a sociedade inglesa à época da revolução ocorrida no século XVII, percebe-se que, assim como na economia, no interior da sociedade inglesa, ainda era possível verificar, durante o século XVII, a permanência de estruturas remanescentes da sociedade estamental de origem medieval, associadas a relações típicas de uma sociedade capitalista em desenvolvimento. Pode-se afirmar de forma correta que na sociedade inglesa:

A criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945, foi um elemento de suma importância para a descolonização afro-asiática, devido ao fato de:

Sobre os fatores relacionados a eclosão da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), é falso afirmar:

Das pesquisas acerca da presença humana na América, existem teorias e evidências sobre os possíveis meios e características do povoamento americano. Constantemente, sabe-se que tais estudos passam por reformulações, recebendo novas informações ou refutando outras teorias. Sobre este tema, assinale a alternativa correta: