O Questões Grátis disponibiliza mais de 600 MIL questões, de forma GRATUITA e SEM LIMITAÇÕES.

Instale o App Questões Grátis e estude melhor! No App você pode salvar os filtros, gerar estatísticas, e muito mais. Os botões para baixar o App se encontram no topo do site.

Logo abaixo você encontra milhares de questões. Para refinar sua busca, aplique os filtros desejados (buscar por disciplina, banca, cargo, ano...). Caso deseje excluir os filtros, clique em “Limpar Filtro”.

Para estudar, aplique os FILTROS abaixo:

O Aedes aegypti é um mosquito do gênero Aedes, e é um importante transmissor de doenças que oferecem grandes riscos à saúde. As doenças transmitidas por esse mosquito são, exceto:

Date: 07/06/2021

A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que resulta da exposição direta ou indireta a urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira.

A portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, aprova a política nacional de atenção básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da atenção básica, para estratégia saúde da família e o programa de agentes comunitários de saúde. Considerando as atribuições específicas do agente comunitário de saúde é incorreto afirmar:

Date: 01/03/2021

Em base geográfica definida!*

A Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Sobre as disposições gerais, é correto afirmar:

Date: 03/06/2018

A questão trás a descrição do texto concernente às disposições gerais da Lei Orgânica de Saúde em sua literalidade:

Título I

Das Disposições Gerais

Art.2º - A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.

§ 1º - O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.

§ 2º - O dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.

Art.3º - Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais. (Redação dada pela Lei nº 12.864, de 2013) § único - Dizem respeito também à saúde as ações que, por força do disposto no artigo anterior, se destinam a garantir às pessoas e à coletividade condições de bem-estar físico, mental e social.

O vírus Zika é um arbovírus do gênero Flavivírus, cuja associação com a ocorrência de microcefalia em recém-nascidos (RN) foi descrita a partir do aumento dessa condição no Brasil. Considerando o Zika vírus, marque F para alternativas falsas e V para alternativas verdadeiras.

( ) A via principal de transmissão do vírus Zika é por meio da picada do mosquito Aedes aegypti.

( ) O Aedes albopictus também apresenta potencial de transmissão.

( ) Em relação a outras vias de transmissão, a identificação do vírus em líquido amniótico é que tem a maior importância, devido ao risco de dano ao embrião/feto.

( ) A infecção pelo vírus Zika afeta todos os grupos etários e ambos os sexos e, à luz do conhecimento atual, é uma doença febril aguda, autolimitada na maioria dos casos, que leva a baixa necessidade de hospitalização.

( ) Quando sintomática, a infecção pelo vírus Zika pode cursar com febre baixa (ou, eventualmente, sem febre), exantema maculopapular, artralgia, mialgia, cefaleia, hiperemia conjuntival e, menos frequentemente, edema, odinofagia, tosse seca e alterações gastrointestinais, principalmente vômitos.

Com relação aos eixos de ação que objetivam a institucionalização da Política Nacional de Humanização (PNH), responda verdadeiro “V" ou falso “F" e assinale a alternativa que traz a sequência correta:

(__) No eixo da atenção, propõe-se uma política incentivadora do protagonismo dos sujeitos e da ampliação da atenção integral à saúde, promovendo a intersetorialidade;

(__) No eixo da gestão do trabalho, propõe-se a integração de recursos vinculados a programas específicos de humanização e outros recursos de subsídio à atenção, unificando-os e repassando-os fundo a fundo mediante o compromisso dos gestores com a PNH;

(__) No eixo do financiamento, propõe-se a promoção de ações que assegurem a participação dos trabalhadores nos processos de discussão e decisão, fortalecendo e valorizando os trabalhadores, sua motivação, o autodesenvolvimento e o crescimento profissional.

Date: 03/06/2018

- No eixo da gestão do trabalho, propõe-se a promoção de ações que assegurem a participação dos trabalhadores nos processos de

discussão e decisão, fortalecendo e valorizando os trabalhadores, sua motivação, seu desenvolvimento e seu crescimento profissional;

- No eixo do financiamento, propõe-se a integração de recursos vinculados a programas específicos de humanização e outros recursos

de subsídio à atenção, unificando-os e repassando-os, fundo a fundo, mediante o compromisso dos gestores com a PNH;

Com relação às situações de risco e vulnerabilidade que devem ser identificadas pelos Agentes Comunitários de Saúde, responda verdadeiro “V" ou falso “F" e assinale a alternativa que traz a sequência correta:

(__) Gestantes que estão realizando o pré-natal.

(__) Pessoas que estão com peso acima da média e vida sedentária com ou sem uso do tabaco ou do álcool.

(__) Pessoas com deficiência que não têm acesso às ações e serviços de saúde, sejam estes de promoção, proteção, diagnóstico, tratamento ou reabilitação.

De acordo com a Lei Estadual nº 13.317, de 24 de setembro de 1999, os estabelecimentos sujeitos ao controle e à fiscalização sanitária ficam obrigados a, EXCETO:

A ______________________________tem por objetivo a observação e análise permanentes da situação de saúde da população, articulando-se em um conjunto de ações destinadas a controlar determinantes, riscos e danos à saúde de populações que vivem em determinados territórios, garantindo-se a integralidade da atenção, o que inclui tanto a abordagem individual como coletiva dos problemas de saúde.

Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna.

Date: 03/06/2018

Observação contínua + Coleta sistemática = Vigilância

A vigilância em saúde tem por objetivo a observação e análise permanentes da situação de saúde da população, articulando-se em um conjunto de ações destinadas a controlar determinantes, riscos e danos à saúde de populações que vivem em determinados territórios, garantindo-se a integralidade da atenção, o que inclui tanto a abordagem individual como coletiva dos problemas de saúde.

(fonte: e-sanar.com.br)

Sobre o financiamento do SUS, assinale a alternativa que NÃO apresenta um dos seus pressupostos:

Date: 03/06/2018

Gab-a.

Art.196 CF/88. § 1º. O sistema único de saúde será financiado, nos termos do art. 195, com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes. (Parágrafo único renumerado para § 1º pela Emenda Constitucional nº 29, de 2000)

Fonte:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/...

Um dos aspectos fundamentais da Vigilância em Saúde é o cuidado integral com a saúde das pessoas por meio da promoção da saúde.

Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma ação específica dessa política.