O Questões Grátis disponibiliza mais de 600 MIL questões, de forma GRATUITA e SEM LIMITAÇÕES.

Instale o App Questões Grátis e estude melhor! No App você pode salvar os filtros, gerar estatísticas, e muito mais. Os botões para baixar o App se encontram no topo do site.

Logo abaixo você encontra milhares de questões. Para refinar sua busca, aplique os filtros desejados (buscar por disciplina, banca, cargo, ano...). Caso deseje excluir os filtros, clique em “Limpar Filtro”.

Para estudar, aplique os FILTROS abaixo:

A Tipificação dos Serviços Socioassistenciais de 2009, descreve a abordagem social da seguinte forma: serviço ofertado, de forma continuada e programada, com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras. Deverão ser consideradas praças, entroncamento de estradas, fronteiras, espaços públicos onde se realizam atividades laborais, locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, trens, metrô e outros. São objetivos do Serviço Especializado em Abordagem Social, EXCETO:

Date: 03/06/2018

OBJETIVOS: - Construir o processo de saída das ruas e possibilitar condições de acesso à rede de serviços e a benefícios assistenciais; - Identificar famílias e indivíduos com direitos violados, a natureza das violações, as condições em que vivem, estratégias de sobrevivência, procedências, aspirações, desejos e relações estabelecidas com as instituições; - Promover ações de sensibilização para divulgação do trabalho realizado, direitos e necessidades de inclusão social e estabelecimento de parcerias; - Promover ações para a reinserção familiar e comunitária.

tipificação

http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Normativas/tipificacao.pdf

Date: 23/12/2019

questão ótima,bem elaborada. Nível bom de dificuldade ,interpretação e compreensão

Date: 19/04/2020

Não consegui abaixar as questões para responder

Date: 21/04/2020

Não consigo abaixar questionários

Aponte abaixo a alternativa que preenche corretamente as lacunas do Controle Social da Gestão do Trabalho no âmbito do SUAS, de acordo com a NOB RH/SUAS:

“Uma das _____________ da organização da Assistência Social é a participação da população, por meio de _____________________________, na formulação e no controle dos serviços socioassistenciais em todos os níveis de governo. A participação popular pelo controle social é um das características do __________________________, no qual a população, mesmo após a escolha de seus representantes pelo voto, possui o objetivo de acompanhar, contribuir e fiscalizar a ação do _________________, visando à maior efetividade dos direitos fundamentais."

A Proteção Social Especial (PSE) organiza a oferta de serviços, programas e projetos de caráter especializado, que têm por objetivo contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, para o fortalecimento de potencialidades e aquisições e para a proteção de famílias e indivíduos para o enfrentamento das situações de risco pessoal e social, por violação de direitos. O documento Orientações Técnicas: Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) (2011) reúne informações importantes para subsidiar a implantação, organização, funcionamento e aprimoramento dos CREAS no país.

A respeito do CREAS, analise as afirmativas a seguir.

I. O trabalho social com centralidade na família do CREAS visa ao fortalecimento da sua função de proteção e atenção a seus membros, prevenindo, mediando e fortalecendo condições para a superação de conflitos.

II. O trabalho social no CREAS deve primar pela participação social dos usuários e pela realização de ações que propiciem intervenções nos territórios voltadas à mobilização social para a prevenção e o enfrentamento de situações de risco pessoal e social.

III. Regido pelo princípio da intersetorialidade e da incompletude institucional, o órgão gestor de assistência social deve buscar a articulação em rede para fortalecer a complementaridade das ações dos CREAS com os diversos órgãos envolvidos no acompanhamento às famílias e aos indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos.

IV. Conhecer o território e suas especificidades constitui elemento fundamental para a definição, por exemplo, do melhor local para a implantação do CREAS, bem como para a definição e organização dos serviços e do trabalho social na unidade.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Date: 03/06/2018

Gabarito: B

Todas estão corretas!

Bons estudos!

Date: 15/07/2021

Não entendi o ítem I. Esse fala da prevenção. Essa, quem faz é o CRAS.

Na consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), destacam-se a reorganização dos serviços por nível de proteção, a centralidade do Estado no acompanhamento às famílias, a territorialização das ações e a oferta de serviços da Proteção Social Básica, prioritariamente para famílias beneficiárias de transferência de renda. O documento Orientações Técnicas da Proteção Social Básica do SUAS – Centro de Referência de Assistência Social (2009) traz um conjunto de diretrizes e informações para apoiar os municípios e o Distrito Federal no planejamento, implantação e funcionamento do CRAS.

Em relação ao CRAS, assinale a alternativa INCORRETA.

Date: 03/06/2018

Gabarito: C

Questão fácil! A única INCORRETA é a C as demais alternativas estão corretas.

Bons estudos!

Date: 03/06/2018
  • O CRAS é a porta de entrada para a Rede Socioassistencial, e funciona como proteção social básica e não como especial
Date: 17/11/2020

Diferente do Creas. O CRAS não é um serviço de caráter especializado...

A Resolução n° 109, de 11 de novembro de 2009, aprova a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, organizando-os por níveis de complexidade do SUAS: Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade. Nesse contexto, os serviços que compõem a Proteção Social Básica são:

Date: 03/06/2018

Gabarito: D

Questão bem simples sobre a tipificação.

Proteção básica: Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF); Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas;

Proteção especial (média e alta complexidade): Serviço de Acolhimento Institucional; Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI); Serviço de Proteção a Adolescentes em Cumprimento de Medidas socioeducativas; Serviço Especializado em Abordagem Social; Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência e Idosas.

Bons estudos!

O atual Código de Ética Profissional do Assistente Social, em seu artigo 5º, trata dos deveres do assistente social em suas relações com os usuários. No caso das escolhas e decisões por parte do usuário que são contrárias aos valores e às crenças pessoais do profissional, a objetivação ética do compromisso com o usuário supõe

Date: 03/06/2018

Gabarito: B

Questão bem fácil só ler com atenção, Código de ética sempre muito presente nas provas!

Bons estudos!

Date: 05/06/2020

Meu primeiro dia aqui no site testado as funções

O Código de Ética do Assistente Social em seu Título III, Capítulo I e Art. 5º estabelece como dever do profissional em sua relação com o usuário:

Date: 03/06/2018

Gabarito: D

DEVER!

Bons estudos!

A Lei 8.662, de 7 de junho de 1993, estabelece em seus artigos 4º e 5º o que são competências e atribuições privativas do Assistente Social. Como base nos artigos supracitados assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) As atribuições privativas são definidas pelo lugar que a profissão ocupa na divisão sociotécnica do trabalho.

( ) As atribuições privativas são prerrogativas profissionais decorrentes de uma formação específica.

( ) As competências profissionais são responsabilidades que se definem nos espaços ocupacionais.

Em relação as competências e atribuições do Assistente Social, as afirmativas corretas são, respectivamente,

Date: 03/06/2018

Gabarito: A

Todas verdadeiras!

Bons estudos!

Ser assistente social no tempo presente, “exige um profissional culturalmente versado e politicamente atento ao tempo histórico; atento para decifrar o não-dito, os dilemas implícitos no ordenamento epidérmico do discurso autorizado pelo poder; exige competência estratégica e técnica (ou técnico-política) que não reifica o saber fazer, subordinando-o à direção do fazer. Os rumos e estratégias de ação são estabelecidos a partir da elucidação das tendências presentes no movimento da própria realidade, decifrando suas manifestações particulares no campo sobre o qual incide a ação profissional. Uma vez decifradas, essas tendências podem ser acionadas pela vontade política dos sujeitos, de modo a extrair estratégias de ação reconciliadas com a realidade objetiva, de maneira a preservar sua viabilidade, reduzindo assim a distância entre o desejável e o possível" (Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. (CFESS, 2009. O significado sócio histórico das transformações da sociedade contemporânea. IAMAMOTO, 2009, p.17). (Texto adaptado).

Tomando por base a reflexão da autora acerca do Serviço Social na contemporaneidade, infere-se que:

Date: 03/06/2018

Gabarito: A

Infere-se = concluí-se/ deduza-se

A Alternativa "A" é a tradução em poucas palavras do que Iamamoto quiz dizer.

Bons estudos!

Em relação aos cuidados com a pessoa idosa deve-se levar em consideração alguns fatores. Observe as afirmativas abaixo e depois assinale a alternativa correspondente:

I - A atenção ao idoso deve ser organizada de maneira integrada e os cuidados precisam ser coordenados ao longo do percurso assistencial numa lógica de atendimento em rede.

II - Na linha de cuidados do idoso é importante o foco em ações de educação, promoção e prevenção de doenças.

III - Na questão do cuidado do idoso o modelo de assistência deve ter o foco exclusivo na doença, pois, o idoso já vivenciou o suficiente para ter que participar de ações educativas ou preventivas.

Date: 21/04/2020

Não consegui abaixar mais questao