O Questões Grátis disponibiliza mais de 600 MIL questões, de forma GRATUITA e SEM LIMITAÇÕES.

Instale o App Questões Grátis e estude melhor! No App você pode salvar os filtros, gerar estatísticas, e muito mais. Os botões para baixar o App se encontram no topo do site.

Logo abaixo você encontra milhares de questões. Para refinar sua busca, aplique os filtros desejados (buscar por disciplina, banca, cargo, ano...). Caso deseje excluir os filtros, clique em “Limpar Filtro”.

Para estudar, aplique os FILTROS abaixo:

Assinale a alternativa considerada verdadeira sobre a Icterícia Neonatal:

I- A maioria dos casos são por hiperbilirrubinemia indireta, sendo as mais comuns a icterícia fisiológica do recém-nascido e as incompatibilidades sanguíneas Rh e ABO.

II- A icterícia fisiológica ocorre na primeira semana de vida em cerca de 60% dos nascidos a termo (pico médio de 6mg/dl por volta de 72 horas de vida) e em 80% dos prematuros (com pico médio de 11mg/dl por volta do 5° dia de vida).

III- Considerar fisiológica quando for notada nas primeiras 24 horas de vida.

IV- São causas de hiperbilirrubinemia indireta não fisiológica: incompatibilidade sanguínea ABO ou Rh, icterícia persistente relacionada ao aleitamento materno e anemias hemolíticas congênitas.

V- Por causa fisiológica, manifesta-se por letargia e hipotonia, vômitos e sucção débil e evolui com coma, extensão do pescoço e opistótono.

Na consulta médica, na avaliação inicial da pessoa com HAS, é incorreto afirmar:

São critérios maiores para o diagnóstico de febre reumática:

Entre as causas de Hipertensão Arterial Secundária, é incorreto afirmar:

Date: 09/05/2021

Todas corretas! Observação para a alternativa "B" - Alguns metais pesados podem levar ao dano renal e, por isso, leva a redução da função renal causando a hipertensão.

Na consulta médica, na avaliação inicial da pessoa com HAS, é incorreto afirmar:

Sobre radiação ionizante, é correto afirmar: I- Radiação ionizante é aquela capaz de arrancar um elétron de átomo. Nesse processo chamado ionização forma-se o par íon negativo e íon positivo. O primeiro é o elétron ejetado e o íon positivo é o átomo que perdeu um elétron. II- Os elétrons estão ligados a átomos por forças elétricas de diferentes valores, dependendo da sua localização. Quanto mais próximo do núcleo, maior é a força de atração entre o elétron e o núcleo, positivamente carregado. III- As energias de ligação de um elétron da camada K (mais interna) e de um elétron da última camada de um átomo de tungstênio são 69.500 eV e 7,9 eV, respectivamente. A radiação ionizante não consegue arrancar qualquer elétron de um átomo se tiver energia maior que o de ligação dele ao átomo IV- As partículas carregadas eletricamente como partículas alfa, betas - elétrons e pósitrons -, quando possuem energia suficiente, são consideradas radiação ionizante e vão ionizando átomos que encontram em sua trajetória num dado meio até perder toda energia. V- De todo o espectro das ondas eletromagnéticas, somente os raios X e gama são radiação ionizante, isto é, têm energia suficiente para ionizar átomos. VI- A radiação ultravioleta para fins de fotobiologia é considerada não ionizante por não ter energia para arrancar elétron de principais átomos que constituem o corpo humano como hidrogênio, oxigênio, carbono e nitrogênio, além penetrar muito pouco no corpo humano. VII- Em radiobiologia, considera-se como sendo ionizante radiação com energia maior do que 10 eV.

Date: 19/06/2020

Parabéns.

As metas do milênio para a tuberculose (TB), pactuadas pela Organização das Nações Unidas, visam reduzir as taxas de incidência e de mortalidade em 50% até 2015. Apesar de o Brasil ser ainda um dos 22 países responsáveis por 90% dos casos de TB do mundo, até o ano de 2007, ocorreu em nosso país uma queda de 26% na incidência e de 32% na mortalidade por TB. A esse respeito, assinale a incorreta:

Quanto às uretrites não gonocócicas, é incorreto afirmar:

A medida mais importante de controle epidemiológico da dengue é o(a):

Não constitui diretriz ou princípio fundamental do SUS: