O Questões Grátis disponibiliza mais de 600 MIL questões, de forma GRATUITA e SEM LIMITAÇÕES.

Instale o App Questões Grátis e estude melhor! No App você pode salvar os filtros, gerar estatísticas, e muito mais. Os botões para baixar o App se encontram no topo do site.

Logo abaixo você encontra milhares de questões. Para refinar sua busca, aplique os filtros desejados (buscar por disciplina, banca, cargo, ano...). Caso deseje excluir os filtros, clique em “Limpar Filtro”.

Para estudar, aplique os FILTROS abaixo:

Considerando os conceitos presentes no Decreto 7508 de 28 de junho de 2011, relacione corretamente a primeira coluna com a segunda:

2018_03_23_5ab4ffef5cf57.PNG

Assinale a alternativa CORRETA:

Date: 03/06/2018

DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011.

Art. 2o Para efeito deste Decreto, considera-se:

I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

II - Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde - acordo de colaboração firmado entre entes federativos com a finalidade de organizar e integrar as ações e serviços de saúde na rede regionalizada e hierarquizada, com definição de responsabilidades, indicadores e metas de saúde, critérios de avaliação de desempenho, recursos financeiros que serão disponibilizados, forma de controle e fiscalização de sua execução e demais elementos necessários à implementação integrada das ações e serviços de saúde;

V - Mapa da Saúde - descrição geográfica da distribuição de recursos humanos e de ações e serviços de saúde ofertados pelo SUS e pela iniciativa privada, considerando-se a capacidade instalada existente, os investimentos e o desempenho aferido a partir dos indicadores de saúde do sistema;

VI - Rede de Atenção à Saúde - conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência à saúde;

R. Letra A

Date: 03/06/2018

Gabarito errado. Gabarito certo é E


A história natural da doença refere-se a uma descrição da progressão ininterrupta de uma doença em um indivíduo desde o momento da exposição aos agentes causais até a recuperação ou a morte. No modelo da história natural da doença, a prevenção pode ser feita no período pré-patogênico e patogênico, com ações de prevenção primária, secundária e terciária. Identifique a alternativa abaixo que NÃO corresponde a uma ação desenvolvida na prevenção primária:

As doenças infecciosas são significativamente influenciadas pelo ambiente em seus aspectos físicos, biológicos ou sociais. Neste sentido, relacione as colunas abaixo:


2016_04_13_570e6c4f09620.png



A sequência está correta em:

A esquistossomose mansônica é uma doença infecciosa parasitária e constitui um dos mais graves problemas de saúde pública para o Brasil. Esta doença é transmitida por:

Date: 28/05/2018

Esquitossomose Mansônica

Doença parasitária causada, no Brasil, pelo Schistosoma mansoni. Os vermes adultos alcançam até 12 mm de comprimento por 0,44 mm de diâmetro e vivem em pequenas veias do intestino e do fígado do homem doente.

O Schistosoma mansoni é uma espécie de helminto, da família Schistosomatidae. Das cinco espécies que parasitam o homem, apenas esta é encontrada na América.

O Schistosoma mansoni é transmitido por moluscos em águas poluídas com fezes humanas, principalmente entre as crianças e adultos jovens. Esses moluscos de água doce são do gênero Biomphalaria, especialmente das espécies Biomphalaria tenagophila, Biomphalaria glabrata e Biomphalaria straminea, conhecidos como planorbídeos e, popularmente, como caramujos.

Portanto, a transmissão do Schistosoma mansoni depende da presença do portador humano, eliminando ovos do parasito nas fezes; da existência de hospedeiro intermediário, que é o caramujo e, finalmente, do contato do homem com água contendo cercárias de Schistosoma mansoni.


Referência: http://www.fiocruz.br/bibmang/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=92&sid=106

A respeito da vigilância de doenças transmissíveis, aspecto da saúde coletiva no qual é importante a participação de todos os profissionais de saúde, julgue os itens a seguir.

A hepatite C, a poliomielite e o tétano são doenças que podem ser evitadas por meio de vacinação.

Date: 29/05/2018

Não temos vacina para o vírus C da Hepatite, apenas para o vírus B.

Date: 29/05/2018

Dr. Arthur Frazão (Médico)

Ainda não foi criada a vacina para a hepatite C, a única forma de prevenção da doença é evitar o contato com o sangue contaminado, utilizando materiais cortantes descartáveis e preservativo em todas as relações. Não utilizar drogas injetáveis é também uma das maneiras mais eficazes de evitar a contaminação com o vírus da hepatite C.

A hepatite C pode tornar-se crônica e causar danos irreversíveis no fígado levando à cirrose, com necessidade de realização de transplante hepático em alguns casos, ou câncer no fígado. Todos os indivíduos que não foram ou que não sabem se foram contaminados com o vírus da hepatite C podem fazer o teste da hepatite C gratuitamente pelo SUS e se for diagnosticada a doença, iniciar logo o tratamento para atingir a cura.

Date: 29/05/2018

Drº Arthur ,gostei muito de sua resposta,parabéns

Durante a realização de um levantamento epidemiológico,
o examinador avaliou um indivíduo com a condição descrita na
figura abaixo.
Imagem 007.jpg

No momento do exame epidemiológico, a condição relativa ao uso de prótese é a de que o paciente

Imagem 008.jpgImagem 009.jpg

O índice de desenvolvimento humano (IDH) mede apenas a educação e o desenvolvimento econômico de um país, sem considerar a questão da saúde e da iniquidade social, atendendo somente a interesses políticos das nações desenvolvidas.

Date: 29/05/2018

Gabarito: Errado

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é um índice que serve de comparação entre os países, com objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população. O relatório anual de IDH é elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão da ONU.

Este índice é calculado com base em dados econômicos e sociais. O IDH vai de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país. Este índice também é usado para apurar o desenvolvimento de cidades, estados e regiões.

No cálculo do IDH são computados os seguintes fatores: educação (anos médios de estudos), longevidade (expectativa de vida da população) e Produto Interno Bruto per capita.

fonte:http://www.suapesquisa.com/o_que_e/idh.htm. Acesso:07/06/2016.

Imagem 010.jpg

Com o envelhecimento populacional, a ênfase na promoção de hábitos saudáveis e na qualidade de vida, a recuperação e a reabilitação dos pacientes tornam imperiosa a presença de diversos profissionais, como nutricionistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos nos serviços de saúde.

Imagem 011.jpg

O SUS trabalha com três diferentes calendários de vacinação: da criança; do adolescente; e do adulto e do idoso, havendo ainda um programa de imunobiológicos especiais para pessoas com indicação clínica restrita.

Com relação ao trabalho em equipes multidisciplinares na
educação em saúde e na promoção da saúde, julgue os itens de 90
a 92.

A equipe multiprofissional do Programa de Saúde da Família (PSF) não deve resumir sua ação à vigilância à saúde, mas integrar-se ao modelo de assistência caracterizado como produtor de procedimentos para reverter o modelo médico hegemônico que se caracteriza pela produção de cuidado.

Date: 29/05/2018

Alguém explica?

Date: 29/05/2018

John, o modelo médico hegemônico não se caracteriza pela produção de cuidado. Na verdade, sua característica principal é a cura acima de qualquer coisa.