O Questões Grátis disponibiliza mais de 600 MIL questões, de forma GRATUITA e SEM LIMITAÇÕES.

Instale o App Questões Grátis e estude melhor! No App você pode salvar os filtros, gerar estatísticas, e muito mais. Os botões para baixar o App se encontram no topo do site.

Logo abaixo você encontra milhares de questões. Para refinar sua busca, aplique os filtros desejados (buscar por disciplina, banca, cargo, ano...). Caso deseje excluir os filtros, clique em “Limpar Filtro”.

Para estudar, aplique os FILTROS abaixo:

O Aedes aegypti é um mosquito do gênero Aedes, e é um importante transmissor de doenças que oferecem grandes riscos à saúde. As doenças transmitidas por esse mosquito são, exceto:

Date: 07/06/2021

A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que resulta da exposição direta ou indireta a urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira.

A portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, aprova a política nacional de atenção básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da atenção básica, para estratégia saúde da família e o programa de agentes comunitários de saúde. Considerando as atribuições específicas do agente comunitário de saúde é incorreto afirmar:

Date: 01/03/2021

Em base geográfica definida!*

A Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Sobre as disposições gerais, é correto afirmar:

Date: 03/06/2018

A questão trás a descrição do texto concernente às disposições gerais da Lei Orgânica de Saúde em sua literalidade:

Título I

Das Disposições Gerais

Art.2º - A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.

§ 1º - O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.

§ 2º - O dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.

Art.3º - Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais. (Redação dada pela Lei nº 12.864, de 2013) § único - Dizem respeito também à saúde as ações que, por força do disposto no artigo anterior, se destinam a garantir às pessoas e à coletividade condições de bem-estar físico, mental e social.

2018_03_14_5aa90c0f6cf6a.PNG

”[...] nós dois apenas nos agitamos e bramimos ao sabor da maré” refere-se ao(s): (A)aos moradores do 1004 e 1005

2018_03_14_5aa90bc9d98a4.PNG

A causa do desentendimento entre os moradores do 903 e 1003 foi:

Date: 03/06/2018

D,

linha 4 explica.

O vírus Zika é um arbovírus do gênero Flavivírus, cuja associação com a ocorrência de microcefalia em recém-nascidos (RN) foi descrita a partir do aumento dessa condição no Brasil. Considerando o Zika vírus, marque F para alternativas falsas e V para alternativas verdadeiras.

( ) A via principal de transmissão do vírus Zika é por meio da picada do mosquito Aedes aegypti.

( ) O Aedes albopictus também apresenta potencial de transmissão.

( ) Em relação a outras vias de transmissão, a identificação do vírus em líquido amniótico é que tem a maior importância, devido ao risco de dano ao embrião/feto.

( ) A infecção pelo vírus Zika afeta todos os grupos etários e ambos os sexos e, à luz do conhecimento atual, é uma doença febril aguda, autolimitada na maioria dos casos, que leva a baixa necessidade de hospitalização.

( ) Quando sintomática, a infecção pelo vírus Zika pode cursar com febre baixa (ou, eventualmente, sem febre), exantema maculopapular, artralgia, mialgia, cefaleia, hiperemia conjuntival e, menos frequentemente, edema, odinofagia, tosse seca e alterações gastrointestinais, principalmente vômitos.

2018_03_14_5aa90b8bc60a9.PNG

A narração do texto é feita pela personagem:

2018_03_14_5aa90bb67c68a.PNG

No texto, o fato de os vizinhos 903 e 1003 denominarem-se por números demonstra que:

2018_03_14_5aa90bef07baf.PNG

”O regulamento do prédio é explícito e, se não o fosse, o senhor teria ainda ao seu lado a Lei e a Polícia” confirma a ideia de que:

O art. 198 da Constituição define que as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e devem constituir um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

I- Descentralização, com direção única em cada esfera de governo.

II- Atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais.

III- Participação da comunidade.

Date: 03/06/2018
Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo; II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais; III - participação da comunidade.
Date: 03/06/2018

Gabarito: d

CONSTITUIÇÃO FEDERAL/88

Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

III - participação da comunidade.