O Questões Grátis disponibiliza mais de 600 MIL questões, de forma GRATUITA e SEM LIMITAÇÕES.

Instale o App Questões Grátis e estude melhor! No App você pode salvar os filtros, gerar estatísticas, e muito mais. Os botões para baixar o App se encontram no topo do site.

Logo abaixo você encontra milhares de questões. Para refinar sua busca, aplique os filtros desejados (buscar por disciplina, banca, cargo, ano...). Caso deseje excluir os filtros, clique em “Limpar Filtro”.

Para estudar, aplique os FILTROS abaixo:

A fim de fazer valer a proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas, além de garantir também a proteção e integridade individual do profissional de segurança, aos guardas municipais é legalmente autorizado o porte de armas de fogo. Quanto ao tipo de armamento, como é definida uma arma portátil?

Date: 03/06/2018

ARMA - artefato que tem por objetivo causar dano, permanente ou não, a seres vivos e coisas.

ARMA DE FOGO - arma que arremessa projéteis empregando a força expansiva dos gases gerados pela combustão de um propelente confinado em uma câmara que, normalmente, está solidária a um cano que tem a função de propiciar continuidade à combustão do propelente, além de direção e estabilidade ao projétil.

ARMA DE PORTE - arma de fogo de dimensões e peso reduzidos, que pode ser portada por um indivíduo em um coldre e disparada, comodamente, com somente uma das mãos pelo atirador, enquadram-se, nesta definição, pistolas, revólveres e garruchas.

ARMA AUTOMÁTICA - arma em que o carregamento, o disparo e todas as operações de funcionamento ocorrem continuamente enquanto o gatilho estiver sendo acionado ( é aquela que dá rajadas).

ARMA DE REPETIÇÃO - arma em que o atirador, após a realização de cada disparo, decorrente da sua ação sobre o gatilho, necessita empregar sua força física sobre um componente do mecanismo desta para concretizar as operações prévias e necessárias ao disparo seguinte, tornando-a pronta para realizá-lo.

ARMA SEMIAUTOMÁTICA - arma que realiza, automaticamente, todas as operações de funcionamento com exceção do disparo, o qual, para ocorrer, requer, a cada disparo, um novo acionamento do gatilho.

ARMA DE PRESSÃO - arma cujo princípio de funcionamento implica o emprego de gases comprimidos para impulsão do projétil, os quais podem estar previamente armazenados em um reservatório ou ser produzidos por ação de um mecanismo, tal como um êmbolo solidário a uma mola, no momento do disparo. Elas podem ser por ação de gás comprimido ou por ação de mola/ar comprimido.

ARMA CONTROLADA - arma que, pelas suas características de efeito físico e psicológico, pode causar danos altamente nocivos e, por esse motivo, é controlada pelo Exército, por competência outorgada pela União.

FUZIL - arma de fogo portátil, de cano longo e cuja alma do cano é raiada.

CARABINA - arma de fogo portátil semelhante a um fuzil, de dimensões reduzidas, de cano longo - embora relativamente menor que o do fuzil - com alma raiada.

ESPINGARDA - arma de fogo portátil, de cano longo com alma lisa, isto é, não - raiada.

METRALHADORA - arma de fogo portátil, que realiza tiro automático.

PISTOLA - arma de fogo de porte, geralmente semiautomática, cuja única câmara faz parte do corpo do cano e cujo carregador, quando em posição fixa, mantém os cartuchos em fila e os apresenta sequencialmente para o carregamento inicial e após cada disparo; há pistolas de repetição que não dispõem de carregador e cujo carregamento é feito manualmente, tiro-a-tiro, pelo atirador.

REVÓLVER - arma de fogo de porte, de repetição, dotada de um cilindro giratório posicionado atrás do cano, que serve de carregador, o qual contém perfurações paralelas e equidistantes do seu eixo e que recebem munição, servindo de câmara.

http://cac.dfpc.eb.mil.br/index.php/forum-siscac/b...


ME PARECE QUE A CORRETA SERIA A ALTERNATIVA "C".

Date: 03/06/2018

letra D também seria possível

Date: 03/06/2018

Era pra ser a C.

Date: 03/06/2018

Tem de observar oque pedia o edital, se foi o manual da PF ou do EB, os quais possuem especificações diversas.

Date: 03/06/2018

Consideram-se armas portáteis aquela que, apesar de possuírem peso relativo, podem ser conduzidas por um único indivíduo e que, geralmente, são dotadas de bandoleiras para facilitar o seu transporte.

LETRA B.

Date: 03/06/2018

Analisando alternativa por alternativa, me parece correta a alternativa D, pois, conforme o art. 3º do Regulamento nº 105 (R-105) do Comando do Exercito, com redação dada pelo Decreto nº 3665/00, que regulamenta a fiscalização de produtos armamentistas controlados no Brasil, conceitua-se:

a) arma portátil: arma cujo peso e cujas dimensões permitem que seja transportada por um único homem, mas não conduzida em um coldre, exigindo, em situações normais, ambas as mãos para a realização eficiente do disparo (inciso XXII);

b) arma não-portátil: arma que, devido às suas dimensões ou ao seu peso, não pode ser transportada por um único homem (inciso XX).

Desta forma, as alternativas A e B estão incorretas pois sugerem a impossibilidade de transporte por uma única pessoa (altern. A: "...e transportada por grupo de homens"; altern. B: "... deve ser transportada com o auxílio de uma bandoleira"). A alternativa C está incorreta por um pequeno detalhe: o enunciado menciona que a arma portátil "DEVE SER ACONDICIONADA EM UM COLDRE" quando, na verdade, ela tanto pode ser acondicionada quanto transportada na mão. Logo, resta a alternativa D, que menciona tanto a possibilidade de condicionamento como de transporte á mão.

Date: 03/06/2018

eu acho que a C tambem esta certa, pois não preciso de uma bandoleira pra transportar uma pistola por exemplo

Date: 03/06/2018

O QUE PODE ENTENDER NA PERGUNTA, SERIA A DEFINIÇÃO DE ARMA PORTÁTIL, QUE SERIA arma portátil: arma cujo peso e cujas dimensões permitem que seja transportada por um único homem, mas não conduzida em um coldre, exigindo, em situações normais, ambas as mãos para a realização eficiente do disparo; CUJO A PISTOLA PODE SER TRANSPORTADA APENAS POR UMA DAS MÃOS E ACOPLADA A UM COLDRE JÁ UMA ARMA PORTÁTIL NÃO POR QUE SERA TRANSPORTADA COM AS DUAS MÃOS POR LHE DA MAIS SEGURANÇA NO CASO DE UMA PROVÁVEL EMERGÊNCIA DE DISPARO ( NÃO SENDO OBRIGADO SER USADA EM BANDOLEIRA ) A BANCA SÓ QUERIA COMPLEMENTAR PARA INDUZIR O CANDIDATO AO ERRO.

ESPERO TER AJUDADO

Date: 03/06/2018

Questão muito vaga. Se e arma portátil e usada por guarda municipal se enquadra com a letra C e D. Agora a letra B, e um absurdo, ninguém carrega um revolver com bandoleira.

Date: 23/05/2020

REVÓLVER É DE PORTE

Date: 18/03/2021

Questão díficil de mais rsssss

Date: 10/06/2021

a letra C tambem está correta!

Atitudes pouco hospitaleiras ocorreram, em novembro, a propósito da visita ao Brasil de uma das mais importantes filósofas contemporâneas. A pensadora norte-americana, de origem judia, e professora da Universidade da Califórnia, em Berkeley, foi hostilizada no aeroporto e na porta do evento para o qual foi convidada, devido à fama que angariou pelos relevantes estudos sobre gênero, feminismo e teoria queer, publicados no início de sua carreira, embora sua presença na cidade de São Paulo tivesse por finalidade debater sobre populismo, autoritarismo e as atuais ameaças à democracia, assuntos aos quais se dedica há pelo menos uma década. Quem é essa importante pensadora convidada para evento no Brasil?

A instalação padrão do Windows 7 traz na Área de Trabalho do sistema operacional o ícone da Lixeira, diretório ao qual são encaminhados os arquivos excluídos. Todavia, ao contrário da maioria dos ícones, a Lixeira não pode ser removida da Área de Trabalho através da tecla delete, nem do menu de contexto. Qual procedimento pode ser realizado para remover o ícone de Lixeira da Área de Trabalho?

Date: 03/09/2021

Lixeira não pode ser excluída

Numa pequena escola trabalham ao todo 18 funcionários, dos quais 12 dedicam-se à docência, 5 realizam tarefas administrativas e 3 executam exclusivamente serviços de limpeza e manutenção. Logo, quantos funcionários desta escola realizam trabalho docente e administrativo?

Date: 03/06/2018

total 18 funcionários

12 dedicam-se à docência

5 realizam tarefas administrativa

3 limpeza e manutenção

soma todos os valores = 12 + 5 + 3 = 20

20 - 18 ( total) = 2

Date: 03/06/2018

total 18 funcionários

12 dedicam-se à docência

5 realizam tarefas administrativa

3 limpeza e manutenção

soma-se os valores = 12 + 5 + 3 = 20

logo tem 2 que estão sendo contados a mais e são esses da resposta.

20 - 18 ( total) = 2

Gab: b

Date: 11/02/2020

Questões assim, devem sempre diminuir as partes: total de equipe - total apresentado: 12 +5 +3: 20-18 = 2

2018_04_04_5ac4fcb4bb0c5.PNG

Considerando a crônica como um todo, é possível dizer que se trata de um texto:

Date: 03/06/2018
não aparece o texto.

Dentre as alternativas abaixo, assinale a única que está correta.

Date: 03/06/2018

a) Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;

b) a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

c) CORRETA

d) a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento

Date: 03/06/2018

É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.

OBSERVAÇÃO: Está escrito na CF porém a doutrina e a jurisdição concorda que não é apenas as comunicações Telefônicas que podem ser violadas, todos do artigo podem ser violados por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.

Valeu Galera Boa Aprovação pra nós :D

Date: 03/06/2018
  • a)Art. 5º, XVI – todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.
  • b)Art. 5º, XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.
  • c)Art. 5º, XII – é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, na hipótese e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal. (alternativa correta)
  • d)Art. 5º, XVIII – a criação e associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento.
Date: 03/06/2018

a) Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, DEPENDENDO SEMPRE DE AUTORIZAÇÃO dependendo sempre de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente. ERRADA, por que conforme o item XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, INDEPENDENTEMENTE DE AUTORIZAÇÃO, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;

b) A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, INDEPENDENTE DE DETERMINAÇÃO JUDICIAL. ERRADA, por que conforme o item XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, POR DETERMINAÇÃO JUDICIAL;

c) É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal; CORRETA, conforme item XII;

d) A criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas DEPENDEM DE AUTORIZAÇÃO, SENDO PERMITIDA A INTERFERÊNCIA ESTATAL em seu funcionamento. ERRADA, por que conforme o item XVIII - a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas INDEPENDEM DE AUTORIZAÇÃO, SENDO VEDADA A INTERFERÊNCIA ESTATAL em seu funcionamento;

2018_03_13_5aa7dba10dc81.PNG

Em “(...) eu recebi a lição de humildade daquele homem entre todos útil e entre todos alegre", sobre os termos em destaque é correto afirmar que:

O jornalista William Waack, vencedor de dois prêmios Esso e ex-apresentador do Jornal da Globo, na emissora homônima, foi afastado do programa em virtude da grande repercussão negativa desencadeada por um vídeo seu que vazou na internet. Qual o teor do vídeo que afastou William Waack?

Na comunicação entre profissionais de segurança, os equipamentos radiocomunicadores são essenciais, entretanto, para obter ótima utilização dessa tecnologia, alguns padrões de comunicação devem ser seguidos. Em situação de estabelecimento de contato, qual a forma correta de solicitar identificação do interlocutor?

Date: 03/06/2018

NUNCA OUVI ISSO, ACHO QUE ESSA QUESTÃO É DO CURSO DE FORMAÇÃO.

Date: 03/06/2018

POIS É, AINDA NEM ENTREI NA PM JA TENHO QUE SABER COMO DEVO FAZER PRA USAR RADIO, QUESTÃO SEM LOGICA PRA QUEM NÃO USA ESSES RADIOS, MAS ASSIM MESMO ACERTEI

A informática e os dispositivos computacionais tiveram grande difusão, sobretudo para o público comum, em virtude do desenvolvimento e expansão vertiginosos da rede mundial de computadores. Além disso, o crescimento da adesão de usuários à internet foi bastante impulsionado pela facilidade para acessá-la, o que é possível realizar tendo à mão apenas um dispositivo com acesso à rede e um navegador (browser). Assinale a alternativa que não apresenta um navegador (browser) de internet.

Date: 03/06/2018

o linux é um sistema operacional.