Leia as afirmações abaixo e a seguir assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas.

I- Entende-se a Educação Física como uma área de conhecimento da cultura corporal de movimento e a Educação Física escolar como uma disciplina que introduz e integra o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir dos jogos, dos esportes, das danças, das lutas e das ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida;

II- Atualmente, a análise crítica e a busca de superação dessa concepção apontam a necessidade de que se considerem também as dimensões cultural, social, política e afetiva, presentes no corpo vivo, isto é, no corpo das pessoas, que interagem e se movimentam como sujeitos sociais e como cidadãos;

III- Historicamente, suas origens militares e médicas e seu atrelamento quase servil aos mecanismos de manutenção do status quo vigente na sociedade brasileira contribuíram para que tanto a prática como a reflexão teórica no campo da Educação Física restringissem os conceitos de corpo e movimento - fundamentos de seu trabalho - aos seus aspectos fisiológicos e técnicos.

Date: 31/03/2019

A letra d esta escrita errada como PIDE esta certa se tem duas vezes o numero 2 em romano

Date: 17/11/2019

Verdade o seu comentário

Assinale a alternativa que apresenta uma situação competitiva.

Se bem planejadas, as aulas com esportes coletivos ajudam os alunos a aprenderem sobre: Marque a opção INCORRETA.

Na moderna definição, o Atletismo é um esporte composto por: provas de pista, provas de campo, provas combinadas, o pedestrianismo, e marcha atlética. Dentre as provas de pista, assinale a opção que utiliza a saída baixa durante a partida dos atletas.

O ser humano não é biologicamente estático. Desde o momento da concepção até a morte, é por demais conhecida a ocorrência de transformações quantitativas e qualitativas, quer no sentido evolutivo ou involutivo. Durante as duas primeiras décadas de vida, a principal atividade do organismo humano é "crescer" e "desenvolver-se"; fenômenos simultâneos e condicionados à maior ou à menor velocidade do processo maturacional e da sua interação com indicadores do ambiente. Diante da afirmação acima, estabeleça a correta correspondência entre os termos da coluna I e seus respectivos conceitos da coluna II. Coluna I 1- Crescimento 2- Desenvolvimento Coluna II ( ) Refere-se, essencialmente, às transformações progressivas de cunho quantitativas que ocorrem nas dimensões do corpo humano. ( ) Engloba, simultaneamente, transformações quantitativas e qualitativas nos campos físico, comportamental, cognitivo e emocional, ao longo da vida dos seres humanos. ( ) Caracteriza-se pela sequência de modificações evolutivas em órgãos e sistemas do organismo humano que induzem ao aperfeiçoamento de suas complexas funções. ( ) Corresponde ao processo resultante da multiplicação e da diferenciação celular que determina alterações progressivas no corpo humano. ( ) É entendido como uma interação entre as características biológicas individuais com o meio ambiente ao qual o sujeito é exposto durante a vida. A sequência correta é:

Na tentativa de aproximar a teoria da prática, de superar os paradigmas de uma concepção estritamente biologicista, e de aplicar uma educação significativa, novas concepções foram lançadas na Educação Física brasileira entre as décadas de 1980 e 1990. Dentre estas, são mencionadas como concepções progressistas, aquelas preocupadas com a formação de sujeitos conscientes, que possam agir com autonomia e capacidade de análise no âmbito da cultura corporal de movimento e também serem capazes de provocar transformações políticas. É considerada concepção progressistas na área da Educação Física a abordagem:

O processo de desenvolvimento humano que se inicia na vida intrauterina e avança até a morte pode ser estudado através de diversos estágios nas diferentes dimensões do comportamento humano. Segundo Piaget, o quarto e último estágio principal do desenvolvimento cognitivo, que ocorre durante a adolescência, caracteriza-se pela habilidade de engajar-se no raciocínio proposicional. Nesta etapa as deduções lógicas podem ser feitas sem o apoio de objetos concretos, pois o sujeito consegue manipular e organizar idéias e objetos. Este período é denominado de:

Na contração muscular, ocorre a interposição dos filamentos grossos sobre os finos, mecanismo que encurta as miofibrilas e, consequentemente, toda a célula muscular. Quanto mais curtas as células musculares estiverem, maior será a intensidade da contração do músculo. Assinale a opção que corresponde à denominação das proteínas contráteis, que compõem os filamentos grossos e finos presentes na célula muscular:

Analise as sugestões de atividades abaixo: I – Ficar na posição de pé, com os olhos abertos, pés unidos e braços caídos ao longo do corpo. Manter a posição por 15 segundos. II – Na posição em pé, com os olhos abertos, pés unidos e braços estendidos à frente, manter a posição por 15 segundos. III- Na posição em pé, com os olhos abertos, pés justapostos, com os braços estendidos à lateral, manter a posição por 15 segundos. Qual Qualidade Física/ Valência Física está sendo trabalhada:

A cobrança de lateral em um jogo de basquetebol é uma penalidade aplicada pelo árbitro quando o jogador: