Segundo Chiavenato (2010), A “Validade" é a capacidade de um teste de oferecer resultados prospectivos capazes de servir como prognóstico para o desenvolvimento do cargo.

Sobre esse trecho, assinale a alternativa CORRETA.

Date: 03/06/2018

Testes psicológicos

Constituem uma medida objetiva e estandartizada de amostra do comportamento no que se refere à aptidão da pessoa. Os testes psicológicos são utilizados como uma medida de desempenho se baseiam em amostras estatísticas de comparação, sendo aplicada sob condições padronizadas. Os resultados dos testes psicológicos de uma pessoa são comparados com padrões de resultados em amostras representativos para obter resultados em percentis. Por isso, os testes psicológicos apresentam três características que as entrevistas e provas tradicionais ou objetivas não têm.


  • 1.Preditor. Significa a capacidade de um teste de oferecer resultados prospectivas capazes de servir como prognósticos para o desempenho do cargo.
  • 2.Validade. Significa a capacidade de aferir exatamente aquela variável humana que se pretende medir. Validade representa a relação entre um esquema de seleção com algum critério relevante.
  • 3.Precisão significa a capacidade do teste de apresentar resultados semelhantes em várias aplicações na mesma pessoa. Precisão representa a consistência da mensuração e ausência de discrepâncias na medida.
  • Obs. Todo instrumento de seleção deve possuir características de validade e de precisão. Isso vale para entrevista, provas de conhecimentos, como para testes psicológicos.
  • Os testes psicológicos utilizados no processo seletivo focalizam principalmente as aptidões. Enquanto as provas de conhecimentos ou capacidade medem a capacidade atual de realização e habilidades.

    http://gestoraemrhclaudya.blogspot.com.br/2012/08/testes-psicologicos.html