A formação de Blocos econômicos tende a ampliar as trocas comerciais entre os países-membros, como por exemplo o MERCOSUL, e, ao mesmo tempo, tende a uma política de proteção de mercado para os membros participantes do bloco, de modo que torna difícil as relações comerciais com os membros fora do bloco.

Com relação ao Mercosul, sua evolução e seu grau de integração, julgue como Verdadeiro e Falso as afirmações.

( ) O Mercosul foi criado após a assinatura do Tratado de Assunção, com os quatro países signatários-plenos: Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai em 1991

( ) Por meio do Protocolo de Ouro Preto, em 1994, o bloco chega à fase de União Aduaneira, na qual foi adotada a Tarifa Externa comum que deve ser adotada por todos os membros plenos

( ) O Objetivo do bloco do Mercosul – Mercado Comum do Sul – é atingir o grau de intergração de Mercado Comum. Processo esse que antecede a fase de integração União Monetária.

( ) Entre os membros plenos do Mercosul podemos afirmar que dois países já foram afastados: O Paraguai em 2012, voltando em 2013 e a Venezuela, está afastada desde 2016 e ambos processos de afastamento de teve como causa as infrações ao protocolo de Ushuaia.

( ) A presidência pro-tempore do mercosul tem como critério para ocupação do cargo a ordem alfabética e, neste primeiro semestre de 2018 na presidência do Mercosul, está a Argentina.