A fim de fazer valer a proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas, além de garantir também a proteção e integridade individual do profissional de segurança, aos guardas municipais é legalmente autorizado o porte de armas de fogo. Quanto ao tipo de armamento, como é definida uma arma portátil?

Date: 03/06/2018

ARMA - artefato que tem por objetivo causar dano, permanente ou não, a seres vivos e coisas.

ARMA DE FOGO - arma que arremessa projéteis empregando a força expansiva dos gases gerados pela combustão de um propelente confinado em uma câmara que, normalmente, está solidária a um cano que tem a função de propiciar continuidade à combustão do propelente, além de direção e estabilidade ao projétil.

ARMA DE PORTE - arma de fogo de dimensões e peso reduzidos, que pode ser portada por um indivíduo em um coldre e disparada, comodamente, com somente uma das mãos pelo atirador, enquadram-se, nesta definição, pistolas, revólveres e garruchas.

ARMA AUTOMÁTICA - arma em que o carregamento, o disparo e todas as operações de funcionamento ocorrem continuamente enquanto o gatilho estiver sendo acionado ( é aquela que dá rajadas).

ARMA DE REPETIÇÃO - arma em que o atirador, após a realização de cada disparo, decorrente da sua ação sobre o gatilho, necessita empregar sua força física sobre um componente do mecanismo desta para concretizar as operações prévias e necessárias ao disparo seguinte, tornando-a pronta para realizá-lo.

ARMA SEMIAUTOMÁTICA - arma que realiza, automaticamente, todas as operações de funcionamento com exceção do disparo, o qual, para ocorrer, requer, a cada disparo, um novo acionamento do gatilho.

ARMA DE PRESSÃO - arma cujo princípio de funcionamento implica o emprego de gases comprimidos para impulsão do projétil, os quais podem estar previamente armazenados em um reservatório ou ser produzidos por ação de um mecanismo, tal como um êmbolo solidário a uma mola, no momento do disparo. Elas podem ser por ação de gás comprimido ou por ação de mola/ar comprimido.

ARMA CONTROLADA - arma que, pelas suas características de efeito físico e psicológico, pode causar danos altamente nocivos e, por esse motivo, é controlada pelo Exército, por competência outorgada pela União.

FUZIL - arma de fogo portátil, de cano longo e cuja alma do cano é raiada.

CARABINA - arma de fogo portátil semelhante a um fuzil, de dimensões reduzidas, de cano longo - embora relativamente menor que o do fuzil - com alma raiada.

ESPINGARDA - arma de fogo portátil, de cano longo com alma lisa, isto é, não - raiada.

METRALHADORA - arma de fogo portátil, que realiza tiro automático.

PISTOLA - arma de fogo de porte, geralmente semiautomática, cuja única câmara faz parte do corpo do cano e cujo carregador, quando em posição fixa, mantém os cartuchos em fila e os apresenta sequencialmente para o carregamento inicial e após cada disparo; há pistolas de repetição que não dispõem de carregador e cujo carregamento é feito manualmente, tiro-a-tiro, pelo atirador.

REVÓLVER - arma de fogo de porte, de repetição, dotada de um cilindro giratório posicionado atrás do cano, que serve de carregador, o qual contém perfurações paralelas e equidistantes do seu eixo e que recebem munição, servindo de câmara.

http://cac.dfpc.eb.mil.br/index.php/forum-siscac/b...


ME PARECE QUE A CORRETA SERIA A ALTERNATIVA "C".

Date: 03/06/2018

letra D também seria possível

Date: 03/06/2018

Era pra ser a C.

Date: 03/06/2018

Tem de observar oque pedia o edital, se foi o manual da PF ou do EB, os quais possuem especificações diversas.

Date: 03/06/2018

Consideram-se armas portáteis aquela que, apesar de possuírem peso relativo, podem ser conduzidas por um único indivíduo e que, geralmente, são dotadas de bandoleiras para facilitar o seu transporte.

LETRA B.

Date: 03/06/2018

Analisando alternativa por alternativa, me parece correta a alternativa D, pois, conforme o art. 3º do Regulamento nº 105 (R-105) do Comando do Exercito, com redação dada pelo Decreto nº 3665/00, que regulamenta a fiscalização de produtos armamentistas controlados no Brasil, conceitua-se:

a) arma portátil: arma cujo peso e cujas dimensões permitem que seja transportada por um único homem, mas não conduzida em um coldre, exigindo, em situações normais, ambas as mãos para a realização eficiente do disparo (inciso XXII);

b) arma não-portátil: arma que, devido às suas dimensões ou ao seu peso, não pode ser transportada por um único homem (inciso XX).

Desta forma, as alternativas A e B estão incorretas pois sugerem a impossibilidade de transporte por uma única pessoa (altern. A: "...e transportada por grupo de homens"; altern. B: "... deve ser transportada com o auxílio de uma bandoleira"). A alternativa C está incorreta por um pequeno detalhe: o enunciado menciona que a arma portátil "DEVE SER ACONDICIONADA EM UM COLDRE" quando, na verdade, ela tanto pode ser acondicionada quanto transportada na mão. Logo, resta a alternativa D, que menciona tanto a possibilidade de condicionamento como de transporte á mão.

Date: 03/06/2018

eu acho que a C tambem esta certa, pois não preciso de uma bandoleira pra transportar uma pistola por exemplo

Date: 03/06/2018

O QUE PODE ENTENDER NA PERGUNTA, SERIA A DEFINIÇÃO DE ARMA PORTÁTIL, QUE SERIA arma portátil: arma cujo peso e cujas dimensões permitem que seja transportada por um único homem, mas não conduzida em um coldre, exigindo, em situações normais, ambas as mãos para a realização eficiente do disparo; CUJO A PISTOLA PODE SER TRANSPORTADA APENAS POR UMA DAS MÃOS E ACOPLADA A UM COLDRE JÁ UMA ARMA PORTÁTIL NÃO POR QUE SERA TRANSPORTADA COM AS DUAS MÃOS POR LHE DA MAIS SEGURANÇA NO CASO DE UMA PROVÁVEL EMERGÊNCIA DE DISPARO ( NÃO SENDO OBRIGADO SER USADA EM BANDOLEIRA ) A BANCA SÓ QUERIA COMPLEMENTAR PARA INDUZIR O CANDIDATO AO ERRO.

ESPERO TER AJUDADO

Date: 03/06/2018

Questão muito vaga. Se e arma portátil e usada por guarda municipal se enquadra com a letra C e D. Agora a letra B, e um absurdo, ninguém carrega um revolver com bandoleira.

Date: 23/05/2020

REVÓLVER É DE PORTE

Date: 18/03/2021

Questão díficil de mais rsssss

Date: 10/06/2021

a letra C tambem está correta!