A interação da doença vascular, da infecção e em especial da neuropatia periférica transforma o pé diabético em um órgão-alvo de altíssimo risco. A esse respeito, assinale V se verdadeiras e F se falsas, escolhendo abaixo a alternativa correta:

( ) Quinze por cento de indivíduos diabéticos desenvolverão ulceração dos pés em algum momento de suas vidas e, portanto, ficarão expostos à possibilidade de amputação de membros inferiores.

( ) O resultado é uma tragédia anunciada, e em nosso meio um grave problema de saúde pública. A cada 30 segundos um membro inferior é amputado ao redor do mundo. Aproximadamente 70% das amputações realizadas estão relacionadas ao diabetes e implicam taxas de mortalidade relativamente altas.

( ) O emprego de equipes multidisciplinares que incluam médicos de diferentes especialidades, podólogos, enfermeiras, nutricionistas e assistentes sociais no acompanhamento do pé de risco é uma ação importante a ser adotada.

( ) A educação tem sido identificada como o fator-chave na estratégia de melhorar o cuidado com os pés diabéticos.

( ) Nos dias de hoje, é possível afirmar que até 85% das amputações poderiam ser evitadas através de um programa de cuidado ao pé diabético bem organizado, controle glicêmico adequado, educação e informação.

( ) A situação é grave e necessita mobilização de todos, pois ainda existem muitas barreiras: pouca atenção governamental, restrições orçamentárias, desconhecimento e preconceito por parte de pacientes, familiares e equipe de saúde A expansão do conhecimento científico estrito é apenas um desses obstáculos a serem vencidos.