A respeito da Candidíase, assinale V se verdadeiras e F se falsas escolhendo abaixo a alternativa correta:

( ) Micose que atinge a superfície cutânea ou membranas mucosas, resultando em candidíase oral, candidíase vaginal, intertrigo, paroníquia e onicomicose.

( ) Uma das apresentações clínicas é a forma atrófica, que se apresenta como placas vermelhas, lisas, sobre o palato duro ou mole.

( ) O intertrigo atinge mais frequentemente as dobras cutâneas, nuca, virilhas, regiões axilares, inframamária e interdigitais.

( ) A irritação e maceração da pele, provocada pela urina e pelas fezes na área das fraldas, favorecem o desenvolvimento da levedura que provoca eritema intenso nas áreas de dobras cutâneas, com lesões eritemato-vésico-pustulosas na periferia (lesões satélites).

( ) A infecção da unha (onicomicoses e paroníquea) caracteriza-se por eritema e edema das dobras das unhas seguidas de distrofia ungueal e onicólise.

( ) A infecção mucocutânea crônica pode estar associada com doenças endócrinas, como diabetes melittus, tratamento com antibióticos de amplo espectro ou imunodeficiência, sendo frequente na infecção por HIV.

( ) Candidíase disseminada ocorre em recém-nascidos de baixo peso e hospedeiros imunocomprometidos, podendo atingir qualquer órgão e evoluir para óbito.

( ) A disseminação hematogênica pode ocorrer em pacientes neutropênicos, consequente ao uso de sondas

gástricas ou catéteres intravasculares, atingindo diversos órgãos ou prótese valvular cardíaca.